Se você tem interesse em conhecer outras culturas, então você ficará interessado em conhecer mais sobre a Tribo Masai. Nesse artigo você vai descobrir tudo sobre os Masai.
Criar ciência de novas culturas contribui para estarmos prontos para conhecer diferentes lugares. Isso porque, locais distintos trazem consigo culturas distintas. Assim, após adquirir conhecimentos a respeito da tribo Masai você estará muito mais informado e preparado quando fizer uma viagem para o Quênia ou Tanzânia.
Veja também outros artigos sobre a Tanzânia Safári no Serengeti: o melhor safári na Tanzânia Safári no Tarangire - Tanzânia, tudo o que você precisa saber Cratera de Ngorongoro – Safári na Tanzânia Big five: os cinco grandes animais do Safári na África Experiência Worldpackers na África
Quem são os Masai?
A tribo Masai é um grupo de seminômades que vivem na África. Eles representam uma das tribos africanas mais conhecida internacionalmente. O idioma que falam é o maa, pouco conhecido e disseminado, mas atualmente muitos aprendem swahili e até inglês em vilas que recebem turistas.
Há uma grande população do povo Masai, porém estão espalhados em diversas áreas do Quênia e Tanzânia. No entanto, é difícil saber ao certo e com precisão quantos masais vivos existem hoje. Isso porque se trata de um povo seminômade, ou seja, eles não tendem a ficar no mesmo lugar por longos períodos, o que dificulta na hora de rastreá-los.
Características dos Masais
Os masais são facilmente identificáveis. Possuem uma fisionomia muito característica, rostos alongados, magros e são altos. Além disso, utilizam a cor vermelha como cor oficial, possuem em sua cultura o hábito de alargar a orelha com discos e as mulheres utilizam muitos adereços coloridos, como pulseiras, colares e brincos.
Antigamente os dentes incisivos centrais de bebês eram extraídos na tribo Masai. Isso servia para facilitar a alimentação deles. Em especial, a técnica era aplicada porque eles costumavam sofrer muito de tétano, uma doença conhecida por travar a mandíbula.
Desse modo, para evitar a falta de alimentação devido a doença, esses dentes eram removidos. Atualmente poucos ainda fazem isso, mas é outra característica marcante da tribo Masai.
Onde estão localizados as Tribos Masai?
Os masais se encontram na África, mais especificamente Tanzânia e Quênia. A Tanzânia é um país da África Oriental que possui divisa com a Quênia. Essa, por sua vez, também é da África Oriental e, ao sul, é limitada pela Tanzânia.
Saber a localização precisa dos masais não é tarefa fácil. Afinal, estão em constante movimento e se estavam em um local hoje, amanhã podem já estar em outro diferente.
Além disso, o povo da Tribo Masai é o único povo que pode circular entre a Tanzânia e o Quênia livremente.
Breve histórico sobre o povo
Os ancestrais dos masais eram do Egito. Atualmente sabemos que a Tanzânia representa um berço da humanidade, tendo posse de antiquíssimos fósseis. Isso torna os masais ainda mais importantes.
Com a informação a respeito de sua origem egípcia podemos também imaginar a quanto tempo eles estão vagando. Além disso, eles não somente são antigos, como também preservaram avidamente todos os seus costumes e culturas ao longo das gerações. Sem dúvida, um povo inabalável.
Cultura, tradições, modo de vida das Tribos Masai
Os masais possuem como cor o vermelho, um tom marcante. Onde quer que eles vão, sempre trarão consigo algo dessa cor. Assim é fácil identificá-los. Sua sociedade é profundamente patriarcal. Desse modo, a tribo Masai diferencia brutalmente o homem da mulher. Enquanto o homem tem tudo que deseja, as mulheres tem seus direitos limitados.
Devido a essa diferença considerável, existem vários detalhes a serem considerados. Um homem masai não deve, em hipótese alguma, comer algo que foi tocado por uma mulher. Além disso, não há relação conjugal para prazer, apenas para fins de procriação.
Porém, ainda há muito mais para se aprender sobre eles. Por isso, separamos logo abaixo mais alguns aspectos que podem ser essenciais.
Como são as casas dos Masai
As moradias dos masais são feitas com esterco de vaca e barro. Elas não precisam durar muito, já que eles rapidamente se mudarão de lá e continuarão vagando indeterminadamente. Toda responsabilidade da construção de moradias é dada para as mulheres, enquanto isso os homens se ocupam de cuidar do gado.
É fundamental que as casas sejam construídas dentro de um cerco. Ele será fundamental para que leões, hienas e outros predadores não ataquem, em especial, o gado.
O que geralmente mede quanto tempo a tribo Masai ficará em um lugar é o pasto. Enquanto houver alimento para o gado, eles não sairão do lugar. Porém, assim que a comida secar, irão embora. Apesar disso, alguns grupos de masais se alocam por bastante tempo em certos pontos e constroem pequenas cidades.
Enquanto isso, a riqueza deles é totalmente definida pelo número de vacas. Assim, uma família que crie mais vacas é mais rica e mais poderosa.
Casamentos e cerimônias
Quando se trata de casamentos há coisas bem peculiares a serem ditas também. Os casamentos são arranjados e neles, se a mulher recusar o marido, ela ficará desabrigada. Além disso, mulheres masais só podem se casar uma vez na vida.
Por outro lado, homens tem mais liberdade e podem casar com quantas mulheres conseguirem. Tudo irá depender de quantos dotes ele pode pagar. Os dotes são contados a partir das vacas que o homem possui.
A respeito das cerimônias existem diversos boatos, no entanto, viemos dizer os fatos sobre isso. Os jovens homens masai são iniciados na tribo através de um ritual específico. O ritual de iniciação mais famoso, porém atualmente proibido pelo governo, é quando diversos rapazes de idades próximas são circuncidados em um mesmo período.
Além disso, a dança dos pulos, muito característico das Tribo Masai também faz parte do rito de passagem para os rapazes.
O que comem
A tribo Masai come, especialmente, gado. Além da carne eles também bebem o leite e o sangue. O sangue geralmente é ingerido em cerimônias. O organismo é bem forte devido a sua alimentação de origem 100% animal.
Religião/crenças
O Enkai é o Deus dos masais, ele é considerado o criador supremo. Enkai é guardião da chuva, do sol, do amor e da fertilidade. Ele acreditam que foi Enkai quem lhes deu seus gados e permitiu sua forma de vida. Além dele, ainda há a sua esposa, conhecida pelos Masai por Olapa, ela é a deusa da lua, em contraste com o deus do sol.
Como visitar uma Tribo Masai
O norte da Tanzânia é uma das melhores regiões para quem busca uma imersão cultural através de uma visita em uma das Tribo Masai.
Conhecer de perto o povo, suas tradições, seu modo de viver, é uma experiência única na vida do viajante, é enriquecedor e ao mesmo tempo nos faz repensar ao padrão de vida da sociedade.
Para visitar uma Tribo Masai, recomendamos que você contrate uma agência especializada, ou, quando for contratar um Sáfari na Tanzania ou no Quênia você pode pedir que incluam uma parada em uma tribo, assim, a agência irá organizar no roteiro sua visita.
Além disso, também é possível contratar uma Excursão ao povoado massai de Olpopongi com duração de 1 dia com saída da cidade de Arusha. Assim como, você também pode conhecer um pouco mais sobre a cultura masai, ao visitar o Mercado de produtos Masai através de um City Tour em Arusha.
Lembrando que o turismo hoje é uma das fontes de renda das Tribo Masai, então, é comum haver taxas para visitação e venda de souvenires nas tribos.
Recursos de viagem para Tanzânia Não passe perrengue na hora da imigração, confira o nosso artigo como obter o Visto para a Tanzania facilmente. Você encontra as melhores opções de hospedagem em Booking. Clique aqui para procurar o lugar para ficar em Arusha Encontre as melhores ofertas de voos para Tanzânia clicando aqui. Nunca viaje sem seguro viagem de viagem, você nunca sabe o que pode acontecer e é melhor prevenir do que remediar. Você pode ver opções de seguro viagem para Tanzânia aqui. Recomendamos participar de tours organizados para conhecer melhor o local e visitar mais lugares durante sua viagem. Você pode encontrar uma grande variedade de passeios na Tanzânia no Get Your Guide – clique aqui.
Guilherme
Explore destinos incríveis, com dicas imperdíveis no blog. Descubra o mundo a partir de outros olhares, fuja dos roteiros comuns e se inspire para sua próxima jornada.