Visitar o Campo de Contração de Auschwitz é uma daquelas coisas que todos deveriam fazer pelo menos uma vez na vida. Isso porque Auschwitz é o símbolo do mal que os seres humanos podem fazer uns aos outros.
A visita ao Campo de Concentração de Auschwitz é uma oportunidade única para ser testemunha desta loucura e poder ouvir as histórias e testemunhos do que se passava no campo.
Isso é possível pelo trabalho dos guias oficiais que mantêm viva a voz dos sobreviventes e as evidências dos documentos encontrados ao longo dos anos.
Auschwitz e Birkenau, os campos de concentração mais infames da história da Segunda Guerra Mundial, estão localizados a pouco mais de 60 km de Cracóvia, em meio a vilarejos e florestas.
Além disso hoje Auschwitz e Birkenau são o museu do Holocausto mais importante do mundo e um dos museus históricos mais importantes da Europa, razão pela qual são Patrimônio Mundial da UNESCO.
Se você esta em busca de informações de onde fica, como chegar, e como funciona o Campo de Contração de Auschwitz, esse artigo com certeza vai lhe ajudar.
Conheça também outros destinos na Europa: - Malta: Ilha de Gozo em Malta: como chegar e o que fazer - Itália: Dolomitas na Itália - Roadtrip de 5 dias - Montenegro: O que fazer em Kotor - Croácia: Conheça Dubrovnik, famosa pela gravação do Game of Thrones. - Praga: O que fazer em Praga, República Tcheca - Ilhas Faroé: Ilhas Faroé – Guia completo para sua viagem
Onde fica o Campo de Concentração de Auschwitz?
O Campo de Concentração de Auschwitz está localizado na cidade de Oświęcim, no sul da Polônia, a cerca de 60 km de Cracóvia e a cerca de 30 km de Katowice.
Auschwitz é o nome que os alemães nazistas deram à cidade de Oświęcim após a ocupação da Polônia durante a Segunda Guerra Mundial.
Já existia um quartel que pertencia ao exército polonês e que em maio de 1940 foi convertido em campo de concentração, que tomou o nome de Auschwitz I, campo principal de uma série de subcampos construídos pouco depois.
Como chegar ao Campo de Concentração de Auschwitz?
Auschwitz é facilmente acessível a partir de Cracóvia e Katowice. Há também visitas guiadas de Wrocław, que fica a mais de 190 km de distância.
A maioria das pessoas visita o Campo de Concentração de Auschwitz a partir de Cracóvia, de onde há muitas opções para chegar e os preços geralmente são baratos.
Há visitas guiadas a partir de Cracóvia, organizadas por guias especializados licenciados, que incluem transporte de ida e volta e visita guiada no idioma de sua escolha.
Se você decidir visitar o Campo de Concentração de Auschwitz por conta própria, deverá reservar e pagar o ingresso com antecedência no site do Museu de Auschwitz e planejar sua viagem de acordo com os horários dos passeios que reservou.
Como ir de Cracóvia a Auschwitz-Birkenau de excursão
A melhor maneira de chegar a Auschwitz-Birkenau é fazendo parte de uma excursão organizada.
Todos os aspectos são organizados, incluindo uma coleta no hotel geralmente. E assim que você chegar, um guia dará conhecimento especializado dos acampamentos.
O GetYourGuide oferece uma ampla variedade de passeios diferentes, custando a partir de R$110 para uma excursão completa de 8 horas.
As excursões normalmente incluem embarque e retorno via ônibus, ingresso sem fila e acesso total a Auschwitz-Birkenau com um guia autorizado (e uma variedade de idiomas disponíveis).
No entanto, caso queira conhecer Auschwitz-Birkenau com guia em PORTUGUÊS, veja abaixo algumas opções bem avaliada:
Como ir de Cracóvia a Auschwitz-Birkenau de ônibus
Se quiser mais flexibilidade, pode pegar um ônibus para Auschwitz-Birkenau. Certifique-se de pré-reservar um horário em Auschwitz-Birkenau através do site oficial antes de pagar pelo transporte.
Certifique-se de que sua viagem inclui a parada Oświęcim Muzeum, pois é a mais próxima do local principal.
Como chegar: Os ônibus partem da estação de ônibus Kraków Dworzec MDA, localizada atrás da principal estação de trem Kraków Główny .
Desça na parada Muzeum Auschwitz, que fica no principal estacionamento de Auschwitz-Birkenau. Você pegará o ônibus de volta na mesma parada.
Horários: Os ônibus passam a cada 20-40 minutos, dependendo da hora do dia, e normalmente levam 90 minutos em cada sentido.
Breve história sobre Auschwitz
O Campo de Concentração de Auschwitz foi estabelecido inicialmente em 1940, nos subúrbios da cidade polonesa de Oswiecim.
Sua função inicial era abrigar presos políticos poloneses, e eles foram mantidos em Auschwitz I, a parte mais antiga e, posteriormente, menor do campo de concentração.
Em 1941, foi construída Birkenau, ou Auschwitz II. Foi aqui que a maior parte das vítimas foi mantida e sistematicamente assassinada.
As imagens assombrosas da estação de trem de Birkenau, o destino final de tantos vagões de trem usados para sequestrar e transportar judeus e outros “inimigos” do regime, são mundialmente famosas até hoje.
Antes da libertação de Auschwitz-Birkenau, os nazistas conseguiram destruir as câmaras de gás e outras ferramentas de extermínio em massa em Birkenau, e hoje restam algumas ruínas no local.
Tour pelo Campo de Concentração Auschwitz e Brikenau
Uma visita a Auschwitz não tem nada a ver com um passeio turístico ou mesmo uma visita a um museu. É uma visita ao local onde mais de 1,5 milhão de pessoas foram mortas de maneira horrível.
A visita começa a partir do Campo de Concentração de Auschwitz I, você entrará no que já foi a recepção dos prisioneiros e continuará pelo portão principal.
O portão de entrada que tem hoje na verdade é uma réplica, colocada depois que o original foi roubado (e depois recuperado, para ser guardado com segurança). Nele esta a triste inscrição Arbeit Macht Frei, o trabalho liberta.
Além disso depois de passar pelo portão, você estará além das linhas duplas de cercas eletrificadas, arame farpado e torres de vigia.
Os prédios que você vê são os quarteirões do campo de concentração, muitos dos quais abrigavam os prisioneiros, outros tinham uma função muito específica.
O mais perturbador é que em cada sala que você vai entrando tem vários pertences pessoais das pessoas que passaram por ali.
Como bens roubados das vítimas e prisioneiros, pilhas de sapatos empilhados, malas com nomes e endereços escritos nelas, pratos, roupas de bebê, bengalas, muletas, próteses.
E finalmente, em uma sala que não pode ser fotografada o cabelo dos prisioneiros. Tanto cabelo, raspado das cabeças das vítimas e prisioneiros que chegavam.
Além disso depois de toda essas salas o tour leva para as câmeras de tortura, onde as pessoas eram deixadas privadas de sono e comida e todo tipo de outras coisas horríveis e também para câmera de gás que os nazistas não conseguiram destruir antes de deixar os campos..
A visita continua até o acampamento de Birkenau onde tem às ruínas dos crematórios destruídos pelos nazistas em fuga.
Por fim, a visita aos campos de concentração Auschwitz e Birkenau leva cerca de 3,5 horas no total, o que significa que você terá que caminhar o tempo todo.
Recursos de viagem para Cracóvia na Polônia Você encontra as melhores opções de hospedagem em Booking. Clique aqui para procurar o lugar para ficar em Cracóvia Encontre as melhores ofertas de voos para Polônia clicando aqui. Nunca viaje sem seguro viagem de viagem, você nunca sabe o que pode acontecer e é melhor prevenir do que remediar. Você pode ver opções de seguro viagem para Polônia aqui. Recomendamos participar de tours organizados para conhecer melhor o local e visitar mais lugares durante sua viagem. Você pode encontrar uma grande variedade de passeios para Auschwitz no Get Your Guide – clique aqui.
Guilherme
Explore destinos incríveis, com dicas imperdíveis no blog. Descubra o mundo a partir de outros olhares, fuja dos roteiros comuns e se inspire para sua próxima jornada.