Localizada no extremo sul da Croácia, Dubrovnik é uma cidade no Mar Adriático, e um dos principais destinos turísticos da Croácia.

Famosa pela cidade velha preservada, que é um patrimônio mundial da UNESCO, mar com águas cristalinas e além disso já serviu como local de filmagem de Game of Thrones.

Com uma população de pouco mais de 42.000 habitantes, Dubrovnik não é tão grande e embora se estenda ao longo da costa por vários quilômetros, seu verdadeiro coração é a compacta Cidade Velha.

Explorar a Cidade Velha e fazer um tour pelos pontos onde foram gravadas as cenas do Game of Thrones são apenas algumas das melhores coisas para fazer em Dubrovnik.

Portanto, se você pretende conhecer Dubrovnik e quer saber todas as informações pra sua viagem, montamos esse artigo especialmente para você, para mostrar como chegar até lá, onde ficar, assim como os pontos turísticos que não podem ficar fora do seu roteiro de viagem.

Para saber mais como planejar um roteiro de viagem pela Croácia, leia nosso artigo Roteiro pela Croácia: conheça o melhor do país!

Preparado? Então, vamos lá!

 LEIA MAIS sobre outros destinos na Croácia:
Zagreb, capital da Croácia
Ilha de Korcula - tudo o que você precisa saber
Lagos Plitvice: Guia completo para sua viagem
Rovinj na Croácia - O que fazer e onde ficar
Menor cidade do mundo fica na Croácia – Hum
O que fazer em Split - Croácia

Onde fica Dubrovnik?

Dubrovnik está localizada no sul da Croácia, ao longo da costa da Dalmácia. Com cerca de 42.000 habitantes, é uma cidade relativamente pequena. 

Dubrovnik é apelidada de “Pérola do Adriático” e está listada como Patrimônio Mundial da UNESCO desde 1979.

Como chegar em Dubrovnik

Avião

A maneira mais fácil e rápida de viajar para Dubrovnik é de avião. O aeroporto de Dubrovnik tem várias conexões internacionais, bem como voos da capital Zagreb e outros destinos domésticos, incluindo Rije, Osijek e Split.

Não há voos diretos do Brasil para Dubrovnik. Portanto será necessário fazer uma escala em uma cidade na Europa que tenha voos disponíveis para Dubrovnik.

Confira as melhores ofertas de voos em Kiwi.com. Sempre achamos as melhores opções nesse site.

Ônibus

Uma boa alternativa para chegar a Dubrovnik de outras cidades croatas é utilizar o ônibus. Porém, deve ser considerado algumas horas dentro do ônibus dependendo de qual cidade virá, por exemplo, o trajeto de Zagreb para Dubrovnik costuma durar um pouco mais de 8 horas.

Outra consideração é que uma viagem para o sul em direção a Dubrovnik implica em viajar pela Bósnia e Herzegovina, que faz fronteira com uma pequena parte da costa do Adriático. Logo, há uma fronteira no local que você precisará mostrar seu passaporte ao entrar na Bósnia e Herzegovina e ao sair e reentrar na Croácia apenas alguns quilômetros depois.

Os ônibus chegam e saem de Dubrovnik da principal estação rodoviária da cidade, localizada a cerca de 3km da cidade velha.

Opções de companhias que fazem viagens de ônibus na Croácia são a Arriva ou Flixbus.

Carro

Se você estiver fazendo um roteiro de carro pela Croácia ou vindo de outro país, é importante analisar que estacionamentos no centro de Dubrovnik são bastante restritos. E principalmente os localizados perto da cidade velha são bastante caros.

Na cidade velha não entram carros, é somente permitido a circulação de pedestres. 

Por fim, uma informação bastante importante, caso for ficar hospedado na Cidade Velha de Dubrovnik, desça na Pile Gate para entrar na Cidade Velha, pois por outras entradas você corre o grande risco de ter que andar pelas escadarias com mala nas costas.

Quando visitar Dubrovnik

A melhor época para visitar Dubrovnik é no final do verão e inicio do outono (setembro e outubro).

Isso porque no verão (junho a setembro) é alta temporada, e embora seja a época que o clima esteja mais agradável pra entrar no mar, são os meses que a cidade fica mais lotada. A cidade tem uma enorme demanda do grande fluxo de visitantes e os preços costumam ser bem mais altos.

Os preços caem de outubro a abril que é a baixa temporada e inverno na Europa, contudo o mesmo acontece com as temperaturas. Nessa época alguns hotéis e restaurantes ficam fechados e aproveitar a praia não é mais tão agradável.

Considere deixar uns dias a mais de viagem, caso for viajar nessa época pois é mais comum pegar dias chuvosos.

Nossa experiência viajando no inverno foi bastante agradável em Dubrovnik. Viajamos no mês de dezembro durante o Natal. Ficamos 5 dias na cidade e pegamos apenas 1 dia chuvoso. Além disso, havia bastante restaurantes e mercado abertos.

Contudo, onde encontramos mais vazio e comércios fechados foi na região das praias. Outro ponto positivo de ter viajado nessa época foi ter aproveitado a cidade velha e as muralhas com poucos turistas.

Quantos dias ficar em Dubrovnik na Croácia?

Para considerar quanto tempo ficar em Dubrovnik, vai depender do objetivo. Desse modo, caso o objetivo seja conhecer apenas a Cidade velha e um passeio pelas muralhas, 2 dias são suficientes. Caso seja estação que consiga aproveitar as praias, o ideal é que seja de 3 a 4 dias.

Além disso, se tiver pretensões de incluir uma viagem de um dia saindo de Dubrovnik para cidades da Bósnia e Herzegovina ou Montenegro, acrescente mais 1 ou 2 dias dependendo de qual for fazer.

Dubrovnik é caro?

Dubrovnik teve um grande aumento no turismo em pouco tempo principalmente por conta do Game of Thrones e a cidade acabou capitalizando isso. Viaje para Dubrovnik ciente que tudo será mais caro comparado as outras cidades da Croácia. Desde cafés, almoços e jantares.

Dessa forma uma boa pedida para economizar é escolhendo uma acomodação que tenha cozinha e opte pelas compras no mercado ao inves de restaurantes.

Conseguimos uma ótima opção de acomodação com cozinha bem no centro historico de Dubrovnik. Há várias, basta pesquisar da Booking.com que você vai achar uma opção boa e que caiba no seu bolso.

Dicas para economizar em Dubrovnik

  • Compre um Dubrovnik Card – Compre um Dubrovnik Card no principal posto de turismo em Pile Gate, fora da Cidade Velha, e você terá entrada gratuita nas muralhas, no Mosteiro Franciscano, no Museu de Etnografia Rupe e no Museu de Arte Moderna, além para um punhado de outros sites. 
  • Viaje durante a baixa temporada ou baixa temporada – Para evitar os preços mais altos do verão, visite durante a baixa temporada. Além disso, fique fora da Cidade Velha nas áreas de Gruz, Lapad e Zupa. Os preços são bem mais baixos nessa região.
  • Prepare suas próprias refeições – Dubrovnik é a cidade mais cara da Croácia, então evite comer fora se estiver com o orçamento apertado. Vá ao mercado e cozinhe suas próprias refeições. Você vai economizar uma fortuna!

O que fazer em Dubrovnik – as melhores coisas!

Agora que já falamos das informações praticas, é hora de falar sobre as melhores coisas para fazer em Dubrovnik.

Antes de tudo, uma dica pra quem gosta de museus, e também não está hospedado na região do centro histórico, considere adquirir o Dubrovnik Card. Existem cartões de 1, 3 e 7 dias. O mais barato custa 250 kunas e inclui 6 museus, 2 galerias e as muralhas da cidade. E também uso livre de transporte público (ônibus) por 24h.

Você pode comprá-lo no posto de informações turísticas de Dubrovnik ao lado do ponto de ônibus perto do portão Pile.

Caminhe pelas muralhas da cidade velha de Dubrovnik

Independentemente de quanto tempo você gaste em Dubrovnik, esta é a principal atração turística que você não pode perder. A Cidade Velha de Dubrovnik é totalmente cercada por muralhas.

As Muralhas de Dubrovnik foram construídas nos séculos XII e XVII, e antigamente, eram para manter os invasores afastados e proteger a cidade da força do mar e das ondas. Hoje, é a principal atração turística de Dubrovnik . 

Elas têm quase 2 quilômetros de extensão, e você pode ir apreciando as vistas da Cidade Velha. A visita às Muralhas da Cidade Velha costuma demorar cerca de 2 horas. Porém dependendo do ritmo e da frequência de paradas para foto pode ser mais ainda mais longo.

Os destaques ao longo do caminho incluem a Torre Bokar (Tvrdava Bokar), Fort Lovrjenac, a Fortaleza Revelin e a Torre Minceta (Tvrdava Minceta)

Os ingressos são um pouco caros, mas é um atrativo que não dá pra ficar fora da lista do que fazer em Dubrovnik.

Para entrar nas muralhas custam 200 kunas por pessoa. Você pode caminhar de forma independente ou reservar um passeio pelas muralhas da cidade por um custo adicional (com agências/ guia).

Há por exemplo excursões guiadas ao por do sol pelas muralhas da cidade e também excursões combinadas da cidade velha e muralhas caso você tenha pouco tempo na cidade e queira otimizar as duas atividades de uma vez só.

Para o acesso as muralhas, você pode entrar logo após o Pile Gate. A entrada fica do lado esquerdo, onde você compra o ingresso na bilheteria. Mesmo se você tiver um Dubrovnik Card, ainda precisa visitar o escritório para obter um ingresso real. Além disso, o ingresso também dá a entrada gratuita para Fort Lovrijenac.

Vista aerea de Dubrovnik

Cidade Velha de Dubrovnik

A Cidade Velha de Dubrovnik é uma das cidades medievais mais bem preservadas do mundo, é considerada um Patrimônio Mundial da UNESCO. 

Uma das melhores coisas para fazer em Dubrovnik é passar algum tempo entrando e saindo das ruelas pitorescas, subindo e descendo escadas, e explorando cada canto desse lugar sensacional.

Em 1667 houve um terremoto em Dubrovnik, que levou à meticulosa renovação e preservação que você pode ver hoje. Caminhar pelas ruas da Cidade Velha é como voltar no tempo!

Explorar a cidade velha por conta própria é totalmente gratuito, mas nós recomendamos anotar os pontos para não correr o risco de perder algum atrativo.

Ou você também pode fazer uma visita guiada à Cidade Velha se quiser descobrir todos os pontos mais emblemáticos, além de aprender sobre a história de Dubrovnik ao longo do caminho.

Segue os pontos principais para conhecer na cidade velha de Dubrovnik na Croácia:

Stradun

É a rua principal da Cidade Velha, sendo a mais larga e mais longa. Nela tem vários cafés e restaurantes. Além disso, você também pode obter uma excelente vista da rua das muralhas da cidade velha.

Stradun em Dubrovnik Croácia
Stradun e Mosteiro Franciscano em Dubrovnik

Visite os mosteiros de Dubrovnik

Dentro da cidade velha de Dubrovnik você pode encontrar dois mosteiros: o Mosteiro Franciscano e o Dominicano.

O Mosteiro Franciscano que está localizado na Stradun, próximo à entrada. A primeira igreja construída nesse local foi no início do século XIV, mas a maior parte dela foi destruída durante o terremoto de 1667.

O segundo mosteiro, é o Dominicano, está localizado do outro lado da Cidade Velha. No complexo do mosteiro dominicano, você pode visitar o museu com alguns valiosos ícones e manuscritos.

Catedral de Dubrovnik

A Catedral de Dubrovnik da Assunção da Virgem Maria foi construída no século 17 substituindo a catedral mais antiga que foi destruída no terremoto. A catedral tem no seu interior inúmeras pinturas religiosas antigas.  A catedral é gratuita para visitar.

Igreja de São Brás

A Igreja São Brás tem o nome do santo protetor de Dubrovnik e é um dos edifícios mais importantes da Cidade Velha de Dubrovnik. Ainda é uma igreja ativa, e no altar tem uma estátua do século 15 de São Brás.

Palácio do Reitor

O palácio do Reitor foi construído na primeira metade do século XV e possui uma mistura de estilos, principalmente gótico e renascentista, por conta das inúmeras remodelações ao longo dos séculos.

O palácio foi sede dos governantes de Dubrovnik entre o século XIV e o início do século XIX. 

Além disso, desde 1872, o Palácio do Reitor abriga o Departamento de História do Museu de Dubrovnik. Portanto, vale a pena visitar, para ver a interessante coleção de inúmeros artefatos da história da cidade.

Palácio Sponza

O Palácio Sponza foi construído entre 1516 e 1522 e é uma mistura de estilos gótico e renascentista. Ao longo dos séculos serviu inúmeras funções públicas, como tesouraria, casa da moeda, banco e escola. Hoje em dia ele abriga arquivos da cidade bem como documentos até mesmo do século 12. 

Palacio Sponza e Torre do Relogio
Palacio Sponza e Torre do Relogio

Porto Velho

O Porto Velho de Dubrovnik, serviu durante séculos como o principal ponto de entrada da cidade. Hoje o porto está cheio de pequenos barcos particulares.

É também é de onde saem vários passeios de barco em Dubrovnik, balsas para a ilha de Lokrum e para as cidades vizinhas de Cavtat.

Forte Lovrijenac

Localizado nos arredores da Cidade Velha, o Forte Lovrijenac forte foi construído no início do século XIV. Não apenas este é mais um local de Game of Thrones, mas as vistas do forte também estão entre as mais bonitas de Dubrovnik. 

Se você comprar o ingresso para as Muralhas da Cidade Velha, a entrada para o Forte Lovrijenac está incluída no preço.

Vista aerea do Forte Lovrijenac
Forte Lovrijenac em Dubrovnik

Roteiro do Game Of Thrones em Dubrovnik

Uma das coisas mais populares para fazer em Dubrovnik para os fãs de Game Of Thrones é visitar os locais de filmagem. 

Embora Dubrovnik já fosse muito conhecida mesmo antes do lançamento desta série, a cidade definitivamente cresceu em popularidade quando foi lançado.

Ao caminhar pela Cidade Velha em Dubrovnik, às vezes você pode se sentir como se estivesse no set de filmagem de Game of Thrones, muitos lugares são bem conhecidos.

Dessa forma, para encontrar todos os lugares e saber mais sobre, tem a opção de participar do tour guiado de Game of Thrones.

Nós anotamos os locais e fizemos por conta própria. Segue então alguns dos locais de filmagem mais famosos de Game of Thrones em Dubrovnik:

  • Torre Minceta
  • Pile Gate
  • Pile bay
  • Forte Lovrijenac
  • Forte Bokar
  • Parque Gradac
  • Mosteiro Dominicano
  • Escadaria dos Jesuítas
  • Ilha de Lokrum

Caso você tenha dificuldade com tours guiados em inglês, há algumas opções em espanhol. Veja abaixo esse tour combinado de uma visita por Dubrovnik e ainda tour de Game of Thrones.

Museus em Dubrovnik

Por trás de suas belas paisagens, Dubrovnik se estende a uma longa e fascinante história, que vai desde os dias do Império Bizantino até a destruição da Guerra Iugoslava dos anos 1990.

Os museus de Dubrovnik oferecem uma ampla variedade de exposições. Portanto, se você gosta de museus e tem pretensão de visitar vários, o primeiro passo deve ser comprar o cartão Dubrovnik, que dá acesso a muitos dos principais pontos da cidade, incluindo alguns dos museus desta lista.

Abaixo estão alguns do museus em Dubrovnik:

  • História Cultural de Dubrovnik: exibe uma grande variedade de pinturas, artefatos e salas de época decoradas com o estilo e móveis tradicionais.
  • Arte Moderna: fundado após a Segunda Guerra Mundial, o museu hoje abriga três andares de arte moderna e contemporânea.
  • Museu de História Natural: apresenta uma grande variedade de flora e fauna da região, com particular interesse pelo marinho.
  • Museu da Guera: o Museu da Guerra da Pátria está localizado no Forte Imperial, um ponto estratégico durante o cerco de sete meses de Dubrovnik pelas forças do Exército Popular Iugoslavo. O museu exibe vários documentos históricos, obras de arte, fotografias e artefatos, incluindo as munições mortais disparadas contra e de Dubrovnik durante o cerco.
  • Museu Marítimo: por mais de mil anos, Dubrovnik foi moldada pelo mar. Segundo a lenda, a cidade em si foi fundada por marinheiros gregos, e sua propensão inicial para a navegação fez com que a cidade se tornasse uma grande potência marítima durante o período medieval e no início da era moderna. Dentro há uma grande variedade de exposições que vão desde vitrines literárias e artísticas até achados arqueológicos de antigos naufrágios.

Caiaque no pôr do sol em Dubrovnik

Uma maneira de ver Dubrovnik de outra perspectiva é fazer um passeio de caiaque. Você pode ver a Cidade Velha, a ilha de Lokrum e algumas cavernas marinhas escondidas. Contudo, esse passeio acontece somente no verão.

Há opções de tours de caiaque em Dubrovnik como esses: passeio de caiaque ao pôr do sol e excursão de caiaque para Ilha de Lokrum.

Caiaque em Dubrovnik

Pegue o teleférico até o Monte Srd

Um dos melhores lugares para visitar em Dubrovnik para ter as melhores vistas de toda a cidade é o Monte Srd.  É possível ir caminhando até lá por uma trilha. Contudo caso não goste de caminhadas, uma alternativa é o teleférico.

O teleférico, na qual o nome é Dubrovnik Cablecar funciona apenas de abril a dezembro. E o valor pode ser consultado no site do atrativo.

No topo do Srd Hill se encontra o Restaurante Panorama, onde você pode aproveitar tomar uns drinks depois da caminhada.

Se você quiser saborear a vista por mais tempo enquanto desfruta de uma experiência gastronômica única, faça uma reserva com bastante antecedência . Peça uma mesa à beira do terraço com as melhores vistas para o pôr do sol. 

Além disso para quem gosta de uma aventura há opções de fazer tirolesa no local

Ilha Lokrum

Mais um dos melhores lugares para visitar em Dubrovnik é a famosa Ilha Lokrum.  A ilha é totalmente desabitada e também é uma reserva natural. Um ótimo lugar para fazer caminhadas e explorar os atrativos locais.

Lá você pode simplesmente passear e relaxar pela praia bem como visitar alguns dos vários atrativos que tem na ilha, como o jardim botânico do século XIX e as ruínas do Mosteiro Beneditino. 

A principal forma de chegar à Ilha Lokrum a partir de Dubrovnik é de ferry. Você também pode andar de caiaque para a Ilha Lokrum com um passeio de um dia.

A balsa sai do Porto da Cidade Velha de Dubrovnik e vai para Portoc Porto na Ilha Lokrum. O passeio de balsa em si leva apenas cerca de 10 minutos. O valor é 200 kunas por pessoa.

As balsas para a ilha de Lokrum costumam funcionar apenas na temporada, entre maio e setembro.

Tour do Game of Thrones pela Ilha de Lokrum

Excursão Muralhas e Ilha de Lokrum de Caiaque

 Passeio de Caiaque na Caverna Betina

Ilha Lokrum em Dubrovnik Croácia
Ilha Lokrum em Dubrovnik Croácia

Praias de Dubrovnik

As praias de Dubrovnik são de tirar o fôlego, e são um verdadeiro destaque na Croácia. Abaixo listamos algumas das melhores:

  • Sveti Jakov: para muitos viajantes, Sveti Jakov é a praia mais bonita de Dubrovnik e arredores. Fica a 25 minutos a pé do centro histórico. Além disso, no local há serviço de aluguel de guarda-sóis e espreguiçadeiras. 
  • Praia De Uvala Lapad: a praia está situada em uma longa baía, com várias opções de restaurantes e cafés e muitas atividades na praia, como Jet Ski, SUP e um Parque Aquático. A paisagem também é fantástica durante o pôr do sol, razão pela qual esta bela baía é chamada de Sunset Beach.
  • Praia De Banje: uma das praias mais populares de Dubrovnik , Banje Beach oferece vistas deslumbrantes da Cidade Velha e da vizinha Ilha Lokrum. Pode ficar muito lotado no verão, mas ainda é uma das melhores praias perto de Dubrovnik. 
  • Praia de Šulić: localizada bem perto da cidade velha, é outra praia na lista das melhores praias de Dubrovnik. Esta situada sob a fortaleza de Lovrejenac e no local, você pode alugar caiaques e remar ao longo da costa ao redor de Dubrovnik. 

Pôr do Sol em Dubrovnik

Definitivamente o pôr do sol de Dubrovnik é encantador, e cada um parece ser mais mágico do que o outro, portanto, certifique-se de escolher o melhor local e apreciar. 

Alguns dos melhores pontos incluem:

  • No topo do Srd Hill: onde é possível por chegar através de trilhas ou pelo Dubrovnik Cable car.
  • Nas Muralhas da Cidade: aprecie o pôr do sol das muralhas da cidade antes do horário de fechamento. Somente no verão, pois no inverno os dias são mais curtos.
  • De um bar: O Buza bar é uma ótima opção para ver o por do sol em Dubrovnik.  Buza significa “buraco na parede”, o que se encaixa perfeitamente, pois você literalmente tem que passar por um buraco nas muralhas da cidade de Dubrovnik para encontrá-lo. O bar em si não tem nada demais, mas são as vistas e a simplicidade rústica que atrai as multidões. 

Viagens de um dia saindo de Dubrovnik

Há muitos passeios de um dia saindo de Dubrovnik, não apenas para outros destinos croatas, mas também para a Bósnia e Herzegovina ou Montenegro.

Todos os lugares são facilmente acessíveis a partir da cidade e várias agências oferecem dentro da cidade velha de Dubrovnik.

Como organizar uma viagem de um dia saindo de Dubrovnik

Alguns dos lugares estão muito bem conectados com Dubrovnik por transporte público, principalmente ônibus. Você pode consultar os horários e disponibilidade no site do Flixbus ou Arriva.

Ou você pode ir para uma viagem de um dia organizada. Além de não precisar se preocupar com o roteiro, você também aprenderá sobre os lugares que está visitando. Além disso, alguns dos lugares são acessíveis apenas por meio de passeio ou transporte particular.

Para isso você pode usar o GetYourGuide ou Civitatis, que são sites com diversas opções de passeios e rotas de vários lugares do mundo, e há várias opções em Dubrovnik super bem avaliadas e com bons preços. Confira!

Melhores viagens de um dia saindo de Dubrovnik na Croácia

Ilha de Korcula na Croácia

A costa e as ilhas croatas são bastante populares, especialmente durante os meses quentes de verão, e a ilha de Korcula é um dos melhores lugares para se visitar na Croácia.

Nós gostamos demais dessa ilha na Croácia e para quem tempo pouco na região é totalmente possivel fazer um bate e volta de Dubrovnik para conhece-lá.

Além disso para saber mais sobre a Ilha de Korcula, temos um artigo completo aqui no nosso site com todas as informações sobre esse destino incrível na Croácia.

Ilha de Korcula na Croácia

Kotor – Montenegro

Kotor é um dos lugares mais incríveis de Montenegro. Cercado por altas montanhas e com uma cidade velha super charmosa. Além disso, Kotor faz parte da Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO. Uma viagem de 1 dia de Dubrovnik para Kotor é uma boa opção para conhecer um dos lugares mais famosos de Montenegro. Veja algumas opções:

Excursão de 1 Dia a Montenegro: viagem de um dia a Montenegro a partir de Dubrovnik passando por Kotor, Perast e Budva.

Viagem de um dia a Montenegro com cruzeiro na Baía de Kotor: Atravesse a fronteira para Montenegro saindo de Dubrovnik em uma excursão guiada de um dia inteiro, passando pelas cidades de Perast e Kotor.

Woman in Top of Old Town city in Kotor
Kotor – Montenegro

Perast – Montenegro

No caminho de Dubrovnik para Kotor, você passará por Perast, uma pequena cidade mas super charmosa também localizada na costa da Baía de Kotor. É conhecida principalmente pelas duas ilhas localizadas diretamente em frente a Perast.  Não deixe Perast de lado, caso já esteja nesta região.

Vista aérea da Ilha de Nossa Senhora das Rochas em Perast - Montenegro
Igreja Nossa Senhora das Rochas em Perast

Budva – Montenegro

Budva é mais um dos principais destinos de Montenegro. É conhecida por suas lindas praias, vida noturna e também pela cidade velha que é um verdadeiro encanto. 

Excursão guiada a Kotor e Budva

Vista aerea de Budva com igrejas e a citadela na foto

Mostar – Bósnia e Herzegovina

A famosa cidade da Bósnia e Herzegovina, Mostar é conhecida por sua icônica Ponte Velha, é facilmente acessível como a viagem de um dia de Dubrovnik. Se você tiver um tempo a mais no roteiro, também pode acrescentar uma visita as cidades de Pocitelj e Blagaj. Veja algumas opções abaixo de viagens de um dia a Bósnia:

Excursão para grupos pequenos pelas cachoeiras Mostar e Kravica

Viagem de dia inteiro para Mostar e Kravice Falls

Excursão em Grupo às Cachoeiras Mostar e Kravice

Excursão de 1 Dia a Mostar e Medjugorje

Mostar Bridge
Cartão Postal de Mostar

 Parque Nacional Mljet na Croácia

Facilmente acessível a partir de Dubrovnik de catamarã, a ilha densamente arborizada de Mljet é um paraíso para os caminhantes e amantes da natureza.

Um dos lagos ainda tem sua própria pequena ilha – St. Mary – com um mosteiro beneditino de 800 anos , que você pode explorar em um passeio de barco.

A viagem de catamarã para Polače, dentro do Parque Nacional Mljet, só funciona no verão e costuma levar cerca de uma hora e 50 minutos. 

 Parque Nacional Mljet

 Ilhas Elafiti na Croácia

Se você é fã de velejar e passear pelas ilhas, as belas Ilhas Elafiti ficam a apenas uma curta viagem de barco de Gruž, a área portuária de Dubrovnik. 

O arquipélago é composto por 13 ilhas, mas apenas três são habitadas, e uma ótima maneira de explorá-las é em um passeio de barco saindo de Dubrovnik.

Península de Peljesac na Croácia

Peljesac é a península na parte sul da costa da Dalmácia, a noroeste de Dubrovnik. Você pode encontrar lá o terreno montanhoso, pois faz parte dos Alpes Dináricos.

O local é conhecido pelas águas mais claras e pelo clima mais ameno desta parte da Croácia. Os lugares mais populares na Península Peljesac são: Orebic, Trpanj, Ston, Borak Dingać e Lovište.

O melhor tudo é que fica facil visitar esse peninsula em um passeio de um dia saindo de Dubrovnik, que inclusive pode ser combinado com a Ilha de Korcula também. Veja abaixo algumas opções:

Onde ficar em Dubrovnik

Antes de tudo, há vários lugares para ficar em Dubrovnik, escolha a que mais se encaixa para suas necessidades e valores.

Casas tipicas da região

Hotel na Cidade velha de Dubrovnik

Se você quiser ficar no coração de Dubrovnik, definitivamente a Cidade Velha é o melhor lugar.  Além disso, a cidade velha é somente para pedestres, e é um labirinto de ruas estreitas incríveis para serem exploradas.

Dentro da cidade velha há uma infinidade de acomodações, restaurantes e cafés. Preenchido com a maioria das atrações em toda a cidade, a Cidade Velha é um lugar impressionante e conveniente para ficar, desde que não esteja viajando de carro. Pois os estacionamentos nos arredores da cidade velha costumam ser bastante caros.

Do mesmo modo, se você tem planos de viajar no verão, certifique-se de reservar com antecedência nessa região pois costuma lotar.

Outra informação importante em relação a viagens em alta temporada, é que por conta de a cidade ficar mais cheia de turistas, também fica mais barulhenta.

Portanto caso não goste tanto de agitação, considere se hospedar fora da cidade velha. Nos meses de baixa temporada não há esse problema.

Lista dos melhores lugares para ficar na Cidade Velha de Dubrovnik

Guest House Tomasi: opção econômica dentro do Centro Histórico de Dubrovnik. O local oferece quartos duplos com mini cozinha e banheiro privativo.

Scalini Palace: situado em uma mansão completamente reformada do século XVI, o Scalini Palace fica a poucos passos do Calçadão Stradun. Com localização excelente ainda oferece quartos modernos, alguns com varanda com vista para o centro histórico.

Villa Madonna della Strada A4: tratasse de um apartamento completo de 33m², com um quarto, cozinha e banheiro com decoração moderna. Ótimo para quem gosta de conforto bem como boa localização.

St. Joseph’s: o local oferece estúdios e apartamentos, todas unidades são muito bem decoradas. Além disso um café da manhã continental é servido diariamente.

La Vita e Bella II :esta acomodação fica a 5 minutos a pé da praia. Com uma localização central no centro histórico de Dubrovnik, oferece unidades elegantemente decoradas e confortáveis.

LOCUS Dubrovnik: fica a 3 minutos a pé da praia. Oferece quartos confortáveis e decorados perto dos principais pontos turísticos.

Rooms Klarisa Palace: essa acomodação esta situada no centro da zona histórica de Dubrovnik, a poucos passos da Fonte de Onofrio e a 100 metros do Mosteiro Franciscano de Dubrovnik. Oferece quartos privativos com banheiro privativo.

Bed&Breakfast Andio: Oferece quartos bem decorados com café da manhã incluso. Além disso a acomodação é num palácio do século XVI decorado num estilo moderno, precisamente no coração do centro histórico de Dubrovnik.

Dubrovnik Old Town Apartments: Localizado a 5 minutos a pé da praia e perto dos pontos de interesse. Oferece estúdios com cozinha.

Angelus Apartments: está localizado na área histórica de Dubrovnik, numa casa de estilo barroco, a poucos passos da Stradun Oferece estúdios com cozinha e inclusive maquina de lavar roupa.

Apartments and Rooms Lejletul: A 8 minutos a pé da praia. Situado no coração da Cidade Velha de Dubrovnik, disponibiliza acomodações de estilo moderno com ar condicionado e acesso Wi-Fi gratuito.

Prijeko Palace: Para quem busca opções mais luxuosas. Esse hotel oferece acomodações bem decoradas e com café da manhã.  

Hotel em Ploce, Dubrovnik

Localizado fora das muralhas, mas, relativamente perto da cidade velha de Dubrovnik fica Ploce.

Ploce é o bairro mais perto do centro e com boas opções de hospedagem. Desse bairro você tem vistas deslumbrantes da costa e das muralhas da cidade.

Abaixo está uma lista dos melhores lugares para ficar na região de Ploce em Dubrovnik.

Blue Lagune: opção econômica com quartos bonitos e localizada perto do Centro Histórico, mas em uma região tranquila.

Room Marta: Localizada perto do centro histórico, oferece acomodações confortáveis e com um terraço com lindas vistas da cidade. [

Hilton Imperial Dubrovnik: o centro historico fica há 300 metros. O Hotel é 5 estrelas e oferece quartos amplos e com café da manhã. Além disso oferece a comodidade de estacionamento para quem esteja de carro.

Hotel em Lapad, Dubrovnik

Por fim, Lapad que também é uma boa opção para quem procura lugares mais tranquilos para se hospedar e com custos mais baixos mesmo no verão.

A maior atração em Lapad é a Baía de Lapad (Uvala Lapad), uma região de praia com várias opções de hotéis e restaurantes de frutos do mar. Na região também tem parques com trilhas das quais oferecem vistas incríveis de Dubrovnik.

Contudo, para chegar no centro histórico é necessário pegar ônibus públicos que passam diariamente na região. Demora mais ou menos de 10 a 15 minutos o trajeto.

Abaixo está uma lista dos melhores lugares para ficar na região de Lapad em Dubrovnik.

Queen Corner Dubrovnik: localizada há a 350 m da Praia da Baía de Lapad. O apartamento dispõe de 1 quarto, mini cozinha e banheiro privativo.[

Apartments Pavle: apartamento espaçoso, há 8 minutos a pé da praia e conta com estacionamento. O ponto de ônibus público com linhas frequentes para o centro histórico fica a 10 m de distância.

BLUE DREAM – Stylish Apt with stunning sea view: apartamento com vista para o mar, conta com dois quartos e com decoração moderna em todos os ambientes e todas as comodidades necessárias, inclusive maquina de lavar.

Hotel Dubrovnik Palace: Hotel 5 estrelas, com todos os quartos com vista para o mar. Possui estacionamento bem como serve café da manhã.

Dicas para visitar Dubrovnik na Croácia

Se você planeja viajar para Dubrovnik e quer ter uma experiência evitando aos máximo transtornos, preste atenção nessas dicas:

  • Evite a alta temporada:  Se você não gosta de multidões, vá no início ou no final do ano (média temporada).
  • Certifique-se de que seu orçamento seja suficiente: lembre-se que Dubrovnik é uma das (se não a mais) cara da Croácia.
  • Percorra além da Cidade Velha: Dubrovnik é mais do que apenas a parte histórica da cidade, caminhe para outras regiões e praias.
  • Reserve tempo suficiente: sempre pode haver imprevistos como dias chuvosos ou algo assim durante uma viagem. Se possível planeje tempo suficiente para conhecer os atrativos e deixe uma “gordurinha”para os imprevistos.
  • Explore outros lugares além de Dubrovnik também! Croácia não é apenas Dubrovnik. Há muito mais neste país para ser explorado, portanto, se organize para conhecer outras cidades do país também. Confira nosso artigo  Pontos turísticos da Croácia – melhores lugares para conhecer! para mais ideias de lugares para visitar neste país.

A Croácia é realmente incrível e Dubrovnik é uma cidade que com certeza não pode ficar de fora do seu roteiro.

ALEMDAFRONTEIRA5
Recursos de viagem para Dubrovnik na Croácia

Você encontra as melhores opções de hospedagem em Booking. Clique aqui para procurar o lugar para ficar em Dubrovnik

Encontre as melhores ofertas de voos para Dubrovnik clicando aqui. 

Nunca viaje sem seguro viagem de viagem, você nunca sabe o que pode acontecer e é melhor prevenir do que remediar. Você pode ver opções de seguro viagem para Croácia aqui.

Recomendamos participar de tours organizados para conhecer melhor o local e visitar mais lugares durante sua viagem. Você pode encontrar uma grande variedade de passeios em Dubrovnik no Get Your Guide – clique aqui.