Você está procurando os melhores destinos de inverno na Europa? De Praga a Rovaniemi – sem falar em Budapeste e Viena – prepare-se para descobrir destinos incríveis e de cair o queixo!
Ao contrário de outras estações, o inverno pode transformar completamente um lugar e criar uma experiência de visita que você não consegue em outras épocas do ano.
Claro que é necessário considerar que os dias podem ser mais curtos, bastante gelados e você precisara algumas camadas de roupa de frio. No entanto as paisagens de inverno em alguns lugares realmente são recompensadoras!
Os dias curtos e a neve proporcionam a oportunidade de praticar desportos de inverno ou atividades como a procura da aurora boreal.
Ainda, o inverno traz consigo algumas datas e celebrações importantes, como o Natal e o Ano Novo. Na qual várias cidades têm uma tradição diferente de celebrar, e a maioria com diversos mercados incríveis de Natal.
Para saber mais sobre os Mercados de Natal da Europa, leia nosso artigo AQUI!
Quando é o inverno na Europa?
O inverno no hemisfério norte, incluindo a Europa, começa no dia 1º de dezembro e dura até o último dia de fevereiro. A Europa experimenta temperaturas de inverno rigorosas em algumas regiões, com queda de deve na maioria dos países do continente.
Melhores destinos de inverno da Europa
Praga, República Tcheca
Praga é uma cidade cada vez mais procurada na Europa e, portanto, não é de surpreender a quão movimentada a capital tcheca fica mesmo nos meses de inverno.
Mercados de Natal, gastronomia deliciosa, cervejas para todos os gostos e claro uma cidade riquíssima em história e atrativos para se visitar.
Passear sobre o rio Vltava ao longo da Ponte Carlos, admirar o famoso Relógio Astronômico e explorar o Castelo de Praga são atividades absolutamente maravilhosas no inverno.
Não deixe de subir ao topo da Torre da Antiga Câmara Municipal para admirar uma das melhores vistas de Praga e desfrutar de uma vista deslumbrante do mercado de Natal realizado na Praça da Cidade Velha!
Para saber mais sobre Praga na República Tcheca, leia nosso artigo completo AQUI!
Rovaniemi, Finlândia
Para aqueles apaixonados pelo Natal, por que esperar que o Papai Noel venha até você quando você pode ir até ele?!
Além de ser talvez o melhor lugar para passar o Natal (afinal, a cidade afirma ser a cidade natal oficial do Papai Noel), Rovaniemi está repleta de fazendas de renas, trenós puxados por husky, pistas de patinação no gelo e caças a aurora boreal.
Além disso, nos arredores de Rovaniemi você encontrará a Aldeia do Papai Noel. Portanto, Rovaniemi é o lugar perfeito para todas as coisas do Ártico e, portanto, um dos melhores destinos de inverno da Europa.
Interlaken, Suíça
Alguns lugares parecem feitos para serem visitados no inverno, como a cidade turística de Interlaken, na Suíça.
Embora fique em um vale, a cidade fica perto de muitos picos altos nos Alpes e é um destino popular para atividades ao ar livre.
Interlaken oferece atividades de montanha acessíveis no conforto de uma cidade que possui instalações para atender a todas as necessidades, como boas hospedagens e restaurantes.
Além das atividades em Interlaken, muito perto da cidade estão os famosos vilarejos de Grindelwald e Lauterbrunnen, na qual você pode combinar passeios. É uma região incrível de conto de fadas que merece ser explorada!
Para saber mais sobre Interlaken na Suíça, leia nosso artigo completo AQUI!
Hallstatt, Áustria
Hallstatt fica às margens do Hallstätter See, repleto de igrejas de contos de fadas do século XII e pitorescas casas alpinas e cercado pelas montanhas cobertas de neve.
A cidade é pequena, com uma população de menos de 1.000 residentes permanentes que vivem em casas de madeira alpinas construídas nas encostas íngremes das colinas.
Não deixe de visitar o Hallstatt Skywalk, no topo do funicular Salzbergbahn, para obter imagens panorâmicas dignas do Instagram.
Para saber mais sobre Hallstatt na Áustria, leia nosso artigo completo AQUI!
Nuremberg, Alemanha
Os mercados de Natal são um alimento básico na Europa e poucos países fazem os mercados de Natal melhor do que a Alemanha.
Afinal, é difícil superar o piscar das luzes do feriado em uma cidade medieval, especialmente sob a neve suave de dezembro. O Nuremberg Christkindlesmarkt, que existe desde cerca de 1500, é considerado um dos melhores mercados de Natal da Alemanha.
Aproveite além do mercado de Natal e dê um passeio pelas ruas de paralelepípedos até os terrenos do Castelo de Nuremberg.
Para saber mais sobre Nuremberg na Alemanha, leia nosso artigo completo AQUI!
Estrasburgo, França
Estrasburgo é uma cidade deslumbrante para visitar em qualquer época do ano, mas nos meses de inverno, a cidade ganha vida. É a maior cidade da região francesa da Alsácia e é um dos principais destinos para o Natal no país.
Turistas e moradores locais migram para a Alsácia em busca dos mercados e Estrasburgo tem um dos maiores.
Além do Mercado de Natal, Estrasburgo é uma ótima cidade para explorar caminhando. Comece seu passeio pelos edifícios coloridos de contos de fadas ao redor da Catedral de Estrasburgo.
Depois vá até La Petite France, observar o movimento e provar a mundialmente famosa culinária alsaciana e o vinho local.
Uma visita ao Palácio Rohan também é uma ótima maneira de passar algumas horas se o tempo não estiver bom. Para conhecer a cidade de uma maneira diferente, você pode fazer um cruzeiro no rio Batorama pelos canais.
Há também muitos passeios de um dia saindo de Estrasburgo para você aproveitar. Como um bate e volta as cidades vizinhas da Alsácia, Ribeauville, Riquewihr, Kaysersberg e Eguisheim… cada uma com ruas únicas e bonitas para passear.
Para saber mais sobre Estrasburgo na França, leia nosso artigo completo AQUI!
Viena, Áustria
Viena é uma das cidades da Europa mais cativantes no inverno, quando o chocolate quente está no topo do menu e os concertos clássicos acontecem quase diariamente.
Além da cidade ficar com uma vibe muito natalina, repleta de mercados de Natal em cada esquina e praça, é uma cidade também para quem gosta de museus, concertos, e história em geral.
O inverno em Viena é verdadeiramente uma experiência deliciosa que aliás se tornou um destino super procurado de fim de semana para os europeus, especialmente durante o Natal. Casais, famílias e viajantes individuais vêm a Viena para explorar os mercados de Natal, enfeites, bebidas e comida sazonal.
Mesmo no inverno, um passeio a pé pelo centro da cidade, conhecer os palácios e igrejas pode ser muito agradável!
Para saber mais sobre Viena na Áustria, leia nosso artigo completo AQUI!
Cortina d’Ampezzo, Itália
Localizada a apenas duas horas ao norte de Veneza e talvez mais conhecida por ter sido sede dos Jogos Olímpicos de Inverno de 1956, Cortina d’Ampezzo é o refúgio para as Dolomitas italianas e uma das melhores estações de esqui da Itália.
A própria cidade se transforma em uma das maravilhas do inverno em dezembro, com um animado mercado de Natal, edifícios do século XVIII e cafés aconchegantes cobertos de luzes e decorações natalinas.
Além de Cortina d’ Ampezzo, há várias outras cidades e vilarejos na região das Dolomitas com estações de esqui e paisagens de tirar o folego. Apenas, atente-se que na época de inverno, lagos famosos da região como Lago di Braies e Dobbiacco estão congelados, portanto a paisagem fica completamente diferente.
Para saber mais sobre a região das Dolomitas na Itália, leia nosso artigo completo AQUI!
Tromso, Noruega
Sendo um dos destinos mais queridos do mundo para caçar a aurora boreal, Tromso, na Noruega, é absolutamente um dos melhores lugares para visitar na Europa no inverno!
Além da Aurora Boreal, há vários passeios para se fazer em Tromso, como visita a uma fazenda de Renas, treno puxado por cães, observação de baleias, entre outros. Além do próprio centro de Tromso que é uma graça e vale a pena uma caminhada.
Para saber mais sobre Tromso na Noruega, leia nosso artigo completo AQUI!
Budapeste, Hungria
Em comparação com as capitais da Europa Ocidental, Budapeste é mais acessível e muito menos movimentada no inverno, o que a torna o lugar perfeito para visitar no Natal para quem tem um orçamento limitado.
Em dezembro, a cidade abriga dois principais mercados de Natal: a Praça Vorosmarty e a Basílica de Santo Estêvão.
O mercado da praça é o maior, com mais de 100 barracas que vendem de tudo, desde uma seleção de artesanato até chocolates artesanais. Também há música ao vivo diariamente, com uma programação que inclui música natalina, mas também jazz e blues, além de danças tradicionais.
Além disso a cidade é famosa pelos seus banhos termais e há muitos deles espalhados pela cidade. Uma das principais coisas para fazer em Budapeste no inverno é visitar o Banho Termal Szechenyi e relaxar em sua gigantesca piscina ao ar livre.
Para saber mais sobre Budapeste na Hungria, leia nosso artigo completo AQUI!
Tallinn, Estônia
Tallinn é um lugar lindo e uma das melhores cidades para se visitar na Europa em qualquer época do ano.
Vá no inverno, com dias frios e arquitetura medieval deslumbrante, onde a cidade Velha de Tallinn se torna ainda mais mágica.
De meados de novembro até o início de janeiro, você encontrará o brilhante mercado e a árvore de Natal na Praça da Câmara Municipal.
Além disso, Tallin é Patrimônio Mundial da UNESCO e tem muitas outras atrações, incluindo edifícios medievais preservados, estruturas históricas e tradição aos montes.
Dê um passeio ao longo das muralhas da cidade, visite o Castelo Toompea e suba algumas das vinte torres que ainda hoje cercam a cidade.
Rothenburg ob der Tauber, Alemanha
Um dos destaques da Rota Romântica da Alemanha e um dos destinos de inverno mais fotogênicos da Europa, Rothenburg é uma das cidades mais românticas da Alemanha e especialmente bonita no inverno.
Não deixe de visitar a mundialmente famosa loja de Natal Kathe Wohlfhart, que mais parece um museu de Natal!
Para saber mais sobre Rothenburg ob Der Tauber na Alemanha, leia nosso artigo completo AQUI!
Bergen, Noruega
Um dos destinos mais populares da Noruega, a cidade de Bergen se encontra entre fiordes e montanhas, e é frequentemente o local onde as pessoas se baseiam para explorar as vistas magníficas que esta combinação cria.
Com um cruzeiro pelos fiordes, não será difícil entender por que lugares como Bergen foram usados como inspiração para o filme Frozen.
Para saber mais sobre Bergen na Noruega, leia nosso artigo completo AQUI!
Ilhas Lofoten, Noruega
As Ilhas Lofoten no inverno são bastante intensas, com temperaturas médias oscilando em torno de zero, Lofoten é sem dúvida um dos melhores lugares para visitar no inverno na Europa se você estiver em busca de aventura.
Esse destino de inverno não é para todos! Mas para aqueles que gostam de natureza, paisagens de tirar folego, experiencia da noite polar no círculo polar ártico, caça de aurora boreal, e entre outras atividades, pode ser um lugar fantástico!
Reserve um dos incríveis Rorbuer (tradicional casa de pescador) que estão espalhados por diversos lugares das Ilhas Lofoten, e viva a magia das noites polares da Noruega.
Para saber mais sobre as Ilhas Lofoten na Noruega, leia nosso artigo completo AQUI!
Razões para visitar a Europa no inverno
Mas é o inverno é mesmo uma boa época para visitar a Europa?
A temporada de inverno na Europa é simplesmente deslumbrante, com neve cobrindo a paisagem, e em alguns lugares você poderá ver inclusive a aurora boreal.
- O custo de tudo é menor. Voos, hotéis, aluguel de carros, atrações e atividades diminuem de preço, tornando a Europa no inverno uma opção econômica.
- Menos turistas passam o inverno na Europa, o que significa menos multidões nas atrações e passeios.
- A Europa em dezembro é mágica e os mercados de Natal são alguns dos melhores do mundo, com artesanato, comida e tradições locais que contribuem para a experiência.
- Além do fantástico esqui e snowboard, você pode experimentar novas atividades de inverno, como caminhadas com raquetes de neve, trenós puxados por husky, patinação no gelo e motos de neve, algumas das melhores coisas para fazer na Europa no inverno.
Dicas essenciais para visitar a Europa no inverno
Planeje seus dias com base na luz do dia disponível.
Embora nuvens cinzentas, chuva e possível neve sejam bastante esperadas aos que visitam a Europa no inverno, os dias incrivelmente curtos podem ser mais difíceis de ajustar.
Dependendo de onde você vai e do que planeja fazer, a quantidade de luz natural disponível pode impactar bastante seus planos!
Por exemplo em Tromso na Noruega, a partir de novembro os dias começam a ficar bastante curtos, escurecendo já no início da tarde e amanhecendo mais tarde também.
Reserve excursões no início da sua viagem (e seja flexível).
Isto é especialmente importante para atividades extremamente dependentes do clima, como observar a aurora boreal em Tromso.
Por mais mágicas que sejam essas experiências, uma tempestade de neve ou más condições podem gerar cancelamentos.
Ao reservar as atividades mais procuradas no início da viagem, você terá espaço para reagendar e tentar novamente mais tarde.
Não deixe para reservar em cima da hora (mesmo que seja “baixa temporada”)
Quando se trata de destinos populares de inverno na Europa, como a Lapônia para a aurora boreal ou Viena para os mercados de Natal, quanto mais cedo você reservar seus hotéis e passeios, melhor.
Reservamos nossas hospedagens sempre através do Booking.com, e nossos passeios principalmente através do GetYourGuide.
Guilherme
Explore destinos incríveis, com dicas imperdíveis no blog. Descubra o mundo a partir de outros olhares, fuja dos roteiros comuns e se inspire para sua próxima jornada.