A Ilha de Gozo é a segunda maior das três principais ilhas do arquipélago de Malta. Possui belas praias, como Ramla Bay, falésias e cavernas, locais incríveis para mergulho, bem como história antiga e arquitetura

A Ilha de Gozo é frequentemente considerada a ilha irmã menor e mais tranquila de Malta, mas ganha vida durante o verão, feriados e festivais.

É um lugar calmo e tranquilo, com uma população de aproximadamente 37.000 habitantes, tornando-se o local perfeito para relaxar.

Embora pequena a ilha tem muito a oferecer em termos de pontos turísticos, como pequenas aldeias pitorescas, praias, paisagens de tirar o fôlego, igrejas, a Cidadela e também os templos de Ġgantija.

Então, se você pretender fazer uma viagem de um dia para Ilha de Gozo ou passar alguns dias, aqui estão algumas das melhores dicas pra você se planejar.

Conheça também outros destinos na Europa:
- Malta: Marsaxlokk - Mercado de peixes em Malta
- Malta: O que fazer em Malta? Melhores coisas para fazer
- Sérvia: Belgrado - O que fazer em 3 dias
- Montenegro: O que fazer em Kotor 
- Bósnia e Herzegovina: Tudo o que você precisa saber para conhecer Sarajevo

Como chegar a Ilha de Gozo

Para chegar a Gozo, você precisará pegar a balsa que sai de Ċirkewwa, o ponto mais ao norte de Malta. De Ċirkewwa, você tem que pegar uma balsa para Imgarr Harbour, que é o nome do porto na ilha de Gozo.

Para chegar ao Terminal de Ferry Ċirkewwa:

  • De carro: Se você estiver dirigindo, pegue a estrada costeira principal indo para o norte em direção ao Terminal Marítimo Cirkewwa. Dificilmente você irá se perder, você verá as balsas do Canal de Gozo de longe.

O terminal de ferry opera serviços frequentes de ida e volta entre Malta e Mgarr em Gozo. Demora cerca de 15-20 minutos para atravessar o Canal de Gozo.

  • De Ônibus: Estes são os ônibus locais que você pode pegar para chegar até o Terminal de Ferry Ċirkewwa:

Valletta – ônibus nº 41 e 42

Sliema (via St Julian’s) – ônibus nº 222

Buggiba (e St Paul’s) – ônibus nº 221

Todos os ônibus geralmente anunciam as paradas ao longo do caminho para que você possa sentar e ficar tranquilo, além disso o terminal de balsas ser a última parada.

  • Ferry Rápido Para A Ilha De Gozo

Por fim, outra opção para quem está hospedado na região de Valleta é a possibilidade de pegar um ferry rápido direito a partir de Valleta para Gozo. O serviço sai do Terminal de Valletta até a Ilha de Gozo e leva cerca de 45 minutos.

  • Tours de um dia para Ilha de Gozo

A forma mais facil de chegar a Ilha de Gozo é contratando um Tour de um dia saindo da Ilha de Malta. Há diversas opções bem avaliadas e inclusive algumas que incluem uma passada pela Ilha de Comino também. Reserve com antecedência e garanta seu passeio e um bom preço!

Como se locomover pela Ilha de Gozo

Há muitas maneiras de se locomover na ilha de Gozo. Obviamente, se você estiver apenas fazendo uma viagem de um dia, vai querer ver o máximo de atrações possível. Dessa forma, confira a seguir as opções de como se locomover:

 Aluguel de carro

Alugar um carro é uma ótima maneira de ver o máximo possível com tempo limitado. Embora a ilha de Gozo seja pequena, a maioria das atrações está espalhada e a maiorias delas não fica a uma curta distância.

Embora as estradas sejam menos congestionadas do que na ilha maior de Malta, elas são bem estreitas e pode ser difícil dirigir na região caso não seja acostumado.  De qualquer forma, você encontra agências de aluguel de carros no porto, ao descer da balsa para Ilha de Gozo.

Transporte público

Os transportes públicos percorrem toda a ilha onde existem vários percursos que o levam a diferentes locais. Existem dois principais terminais de ônibus que estão localizados no terminal de balsas de Mgarr e Victoria.

Embora funcione bem, pode ser um pouco demorado para fazer os deslocamentos aos pontos de interesse caso você tenha apenas um dia na ilha.

Ônibus Hop on Hop Off na Ilha de Gozo

Explorar a Ilha de Gozo com ônibus turístico de teto aberto, com múltiplas paradas e embarque e desembarque ilimitados, é uma ótima opção para quem vai a Gozo por apenas um dia.

Além disso há um guia de áudio disponível em 16 idiomas a bordo do ônibus, e os motoristas falam inglês. Você pode pegar o ônibus ao sair do ferry em Gozo, depois ir parando nos pontos que achar interessante.

Os ônibus tem rotas pré-definidas e circundam a ilha com paradas programadas em locais populares, além disso os ônibus saem a cada 45 minutos, das 9h40 às 15h.

As paradas do ônibus são as seguintes:

Museu Marítimo, Baía de Ramla, Centro de Criatividade de Savina ,Templos Ggantija e moinho Ta’ Kola ,Gruta de Calypso,  Baía de Marsalforn, Estação Rodoviária de Victoria, Santuário Ta’ Pinu, Vila de Artesanato Ta’ Dbiegi, Baia de Dwejra, Baía Xlendi e  Fontana.

Como decidimos por um passeio de um dia na ilha de Gozo, optamos por esse tipo de locomoção e fizemos com a empresa Hello Malta Tours, uma empresa que atua muitos anos em Malta e super confiável.

Além disso, eles oferecem outras opções de passeio com excursões guiadas por Valletta, As Três Cidades, passeios de barco, entre outros. No site da empresa você tem acesso a todas as opções e ao contato da empresa.

Ônibus Hop on Hop Off na Ilha de Gozo em Malta

O que fazer na Ilha de Gozo

Embora a Ilha de Gozo seja uma pequena há muitas coisas para fazer.

Se você gosta de arquitetura e história, tem Victoria que é a capital da Ilha com sua Cittadella mais acima. Se você gosta de nadar, os meses de verão serão ideais para visitar Xlendi, Marsalforn ou Ramla bay com sua areia avermelhada/dourada ou nas muitas praias rochosas para pular.

Confira abaixo as melhores coisas para fazer durante sua visita a ilha de Gozo em Malta

Victoria, a capital da Ilha de gozo

A pitoresca capital de Gozo está situada no topo de sua poderosa colina desde os tempos neolíticos e foi nomeada Victoria em homenagem à rainha Victoria da Inglaterra em 1887.

Victoria é um labirinto de ruas movimentadas, vielas essencialmente maltesas e praças repletas de restaurantes. Portanto passe algumas horas e explore as ruas estreitas e sinuosas, e depois suba até a Citadela.

Citadela Em Victoria

No centro da movimentada capital da Ilha de Gozo fica um castelo que se eleva sobre a cidade. Na verdade, a Cittadella é tão grande que você pode vê-la de quase todos os lugares da ilha!

A maioria de suas fortificações atuais foram construídas em meados do século XVI pelos Cavaleiros de São João. Acima de tudo foram criadas por necessidade de proteção contra piratas e invasores. 

De fato, até 1637 os moradores tinham que passar as noites na cidadela por lei. Claro, para sua própria segurança. Apenas algumas famílias vivem dentro das muralhas da cidade hoje. Além disso um passeio pelas antigas muralhas da cidade proporcionará vistas incríveis da cidade

Para entrar na Citadela é gratuito, por outro lado para acesso aos museus e a prisão antiga você necessita comprar um ingresso logo na entrada na Citadella.

A Basílica de Ta’pinu

A ilha de Gozo é uma ilha muito espiritual e dedicada à religião católica. A Basílica Ta’Pinu está localizada na vila de Gharb e é conhecida como local de peregrinação por seus muitos milagres.

Reza a lenda que, em 1883, uma mulher que passeava pela capela ouviu a voz da Virgem Maria. A partir de então muitos seguidores vieram para Nossa Senhora da Assunção para quem a basílica foi construída na década de 1920

Wied il Ghasri

No lado norte da ilha de Gozo, normalmente frequentado por caminhantes, você encontrará um penhasco esculpido  pelo mar agitado do Mediterrâneo.

Descendo por uma escadaria íngreme até o fundo do penhasco, você encontra uma piscina azul-turquesa e uma pequena baía rochosa, cercada por cavernas profundas e irregulares. Portanto é um local bastante frequentando por mergulhadores

Importante lembrar que não há estrutura no local, dessa forma leve suas bebidas e lanches.

Xlendi

O que antes era uma pacata vila de pescadores é agora uma charmosa cidade litorânea frequentada por turistas e turistas malteses

A baía oferece águas azul-esverdeadas perfeitas para mergulhadores, mas também uma pequena praia de areia perfeita para famílias. 

Xlendi, ao contrário da moderna baia de Marsalforn conseguiu manter sua atmosfera descontraída, com uma sensação residencial, aém disso com muitos restaurantes pequenos.

Os restaurantes de frutos do mar e hotéis na área fazem dele um dos resorts favoritos em Malta.

Além disso um caminho de escadas do penhasco leva os aventureiros ao topo e oferece uma excelente vista da região.

Baia de Xendli na Ilha de Gozo em Malta

Baía de Dwejra

Dwejra é um dos locais mais bonitos de Gozo para explorar se você gosta da natureza e do ar livre. Localizado nos arredores da vila de San Lawrenz, este local à beira-mar já abrigou a Azure Window, um arco formado naturalmente ligado a uma das falésias.

Embora, infelizmente, esse marco icônico em Gozo tenha desmoronado em 2017, ainda há muitas razões para ir a Dwejra

Visite o mar interior: Uma baía formada naturalmente cercada por altas falésias e conectada ao mar aberto através de uma grande caverna. Portanto você pode nadar e mergulhar com snorkel aqui, relaxar na pequena praia ou fazer um pequeno passeio de barco pela caverna e pelo litoral em Dwejra com um dos operadores na baía.

Admire Fungus Rock do litoral rochoso. Esta formação rochosa ergue-se ao largo da costa e tem uma história muito mais rica .

Séculos atrás, durante o tempo em que os Cavaleiros de Malta governavam as ilhas maltesas, o acesso a Fungus Rock era estritamente proibido.

A rocha era conhecida pelo fungo maltês (na verdade, uma planta com flores) que cresce em cima dela. Naquela época, acreditava-se que a planta tinha propriedades medicinais e era uma mercadoria valiosa.

O Blue Hole é um local de mergulho popular. Uma formação rochosa natural profunda que se abre em um arco subaquático cerca de 10 metros abaixo da superfície da água. 

Após o colapso da Azure Window em 2017, o local ao redor se tornou um local ainda mais interessante para explorar.

Ramla Bay, uma das melhores praias da Ilha de Gozo

Ao longo de uma baía protegida cercada por falésias íngremes, Ramla bay é a maior praia da Ilha de Gozo. Ao contrário da maioria das praias, Ramla Bay tem uma ampla costa coberta de areia fina e avermelhada.

Neste local abrigado, o mar manso é raso e calmo, ideal para nadar e mergulhar. Muitos vêm para Ramla Bay simplesmente para tomar sol e descansar sob guarda-sóis.

Ramla Bay possui instalações bem conservadas: banheiros públicos, chuveiros e vestiários, aluguel de guarda-sóis e espreguiçadeiras, quiosques de lanches bem como barracas de sorvete.

Uma das praias mais bonitas da ilha de Gozo

Tal-Mixta Cave

Tal-Mixta Cave é provavelmente a caverna ao ar livre e notável mais popular da Ilha de Gozo. Localizada a leste de Ramla Bay, esta grande caverna tem vista para a baía, portanto oferecendo vistas deslumbrantes. 

Caverna situada perto de Ramla Bay, podendo ser acessada de carro ou por trilha

Ta’Kola

Suas origens remontam a 1725, e é um dos poucos moinhos de vento sobreviventes nas ilhas maltesas que remontam aos tempos dos Cavaleiros de Malta. 

Rotunda de Ix-Xewkija: a maior igreja da Ilha de Gozo

Ix-Xewkija é uma vila histórica (a mais antiga da ilha) mais conhecida por sua igreja paroquial dedicada a São João Batista. Esta notável igreja no centro da vila é o maior monumento religioso de Gozo, além disso sua cúpula é um marco distinto visível em grande parte da ilha.

A igreja paroquial também é conhecida como a Rotunda ix-Xewkija por causa de sua enorme cúpula, que é a terceira maior do mundo depois da Basílica de São Pedro, em Roma. 

Ta’Cenc Cliffs

As deslumbrantes falésias Ta’Cenc são as falésias mais altas de Gozo, com 130 metros de altura.

Esses penhascos espetaculares foram importantes para os Cavaleiros de Malta porque forneceram locais de reprodução para seus falcões peregrinos (falcões malteses), embora a espécie esteja agora extinta nas ilhas maltesas.

Os penhascos de Ta’Cenc ficam a apenas dois quilômetros da vila de Sannat. É possível caminhar até as falésias de Sannat, que leva cerca de 30 minutos e oferece vistas sensacionais ao longo do caminho. Dessa forma, das falésias, os visitantes podem admirar vistas deslumbrantes sobre o litoral.

Marsalforn

Marsalforn , uma das três principais vilas de pescadores de Gozo,  situada entre Xaghra e Zebbug. Contudo transformou-se numa atração turística com inúmeros restaurantes ao longo da avenida.

Existem várias áreas para nadar e uma área rochosa à esquerda da baía até o ponto de Santa Marija, que é uma área muito popular para mergulho com snorkel.

No inverno, a baía é mais tranquila e apenas os moradores permanecem, pois o número de turistas e malteses diminui, mas ainda continua sendo um local principal para caminhadas e restaurantes

Marsalforn Ilha de gozo Malta

Salinas Xwejni

A mineração de sal é uma tradição antiga em Malta, e na Baía de Xwejni, ao norte de Żebbuġ, você pode encontrar as maiores salinas da ilha de Gozo.

Estas salinas, com mais de 300 anos (alguns dizem que datam da época romana), continuam a ser exploradas da mesma forma que no passado.

Geração após geração, os herdeiros desses calcários obtiveram o sal pelo método mais antigo, deixando a água salgada evaporar e concentrar o sal. Dessa forma, foram construídas celas, que nada mais são do que celas com paredes de cerca de 20 cm nas quais entra a água salgada do mar. 

Essa água, à medida que evapora, deixa para trás o sal ou salmoura que é cuidadosamente coletado, armazenado em cavernas próximas e por fim refinado por aqueles que trabalham nas salinas de Qbajjar hoje.

Templos De Ġgantija

O templo pré-histórico de Ġgantija , construído entre 3600 e 3200 aC, é um dos marcos mais fascinantes de Gozo. Portanto visitar este Patrimônio Mundial da UNESCO é como voltar no tempo.

 Eles recebem o nome das rochas gigantescas, pois os habitantes locais que a encontraram apenas acreditavam que gigantes poderiam tê-la construído.

Antes de caminhar pelas ruínas antigas, entre no museu para conhecer em profundidade este lugar inacreditável em Gozo. A data destes templos megalíticos faz deles alguns dos edifícios mais antigos do mundo.

Nesse sentido acredita-se que sejam mais antigas que Stonehenge e até as grandes pirâmides do Egito!

Onde ficar na Ilha de Gozo.

A maioria das pessoas acaba fazendo uma visita de um dia a Ilha de Gozo, mas se você quiser aproveitar um pouco mais desse paraíso, embora a ilha sendo pequena existem muitos tipos de acomodação diferentes espalhados para atender às necessidades de todos os viajantes

Aqui estão algumas opções de onde ficar na ilha de Gozo:

Victoria

Se você quiser ficar bem no coração da Ilha deGozo, você deve conferir a capital, Victoria.

A pequena e rústica cidade fica basicamente no meio da ilha, o que a torna uma excelente base para explorar. Também é bom saber que o principal terminal de ônibus está localizado aqui. Você pode pegar um ônibus e estar basicamente em qualquer lugar da ilha em pouco tempo. Isso inclui o terminal de ferry de volta a Malta.

Triesti Home: apartamento na região de Victoria, a 300 metros da Cittadella. Portanto bem localizado e com bom custo benefício.

Maria Townhouse Heart of Victoria B&B: quartos com café da manhã no centro de Victoria, na ilha de Gozo.

Casa Gemelli Boutique Guesthouse: quanto amplos e confortáveis com vista da cidade. Assim como incluir café da manhã. Para quem preza pelo conforto é uma boa opção.

Malsaforn

Localizada na costa norte da ilha de Gozo, Marsalforn é uma vila bem desenvolvida que é outro ótimo lugar para ficar.

É considerada uma das zonas mais turísticas de Gozo mas ainda assim é muito autêntica e encantadora com o mar tão perto.

A principal atração aqui são definitivamente as salinas que alinham a costa rochosa. Além disso é aqui que você pode conversar com famílias maltesas que ainda colhem sal marinho da maneira tradicional. 

Marsalforn também é uma boa área se você quiser visitar outras praias, já que Ramla Bay Beach não fica muito longe!

Sunset Seaview Accommodation: a 100 metros da Praia, disponibiliza acomodações à beira-mar e várias comodidades. Um ótimo custo beneficio na região.

Seabreeze penthouse: apartamento amplo com 3 quartos, conta com uma cozinha, bem como dispõe de um terraço.

Xendli

Localizada no canto sudoeste da ilha de Gozo, Xlendi é uma pequena vila costeira que se conecta à Baía de Xlendi.

Esta pequena vila tem tudo o que você precisa. A praia tem uma zona separada para banho no mar. Na orla há várias opções de bares e restaurantes. Além disso as falésias são um ótimo lugar para ver o pôr do sol em Gozo.

Hotel San Andrea: stá situado no passeio à beira-mar da Baía de Xlendi. Todos os quartos são compactos e climatizados, com banheiro privado. Alguns quartos proporcionam vistas do mar. Além disso tem café da manhã.

Arzella Apartments fica a 1 minuto a pé da praia, o apartamento conta com dois quartos, cozinha completa bem como sala de estar.